20 de Julho de2024


Área Restrita

Arena F5 Terça-feira, 16 de Maio de 2023, 10:51 - A | A

Terça-feira, 16 de Maio de 2023, 10h:51 - A | A

País do Beach Tennis?

Brasil é segundo país com mais praticantes de Beach Tennis

O esporte que virou febre em Mato Grosso ganhou dezenas de adeptos em Primavera do Leste

Wellington Camuci

Um esporte relativamente novo, o Beach Tennis, ou Tênis de Praia, surgiu em 1987, em Ravennana – Itália e se espalhou pelo mundo. Uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton começou a se profissionalizar em 1996 e chegou ao Brasil em 2008 no Rio de Janeiro e rapidamente se espalhou pelo litoral.

Mas o que era para ser um esporte de praia, como o próprio nome sugere, a prática do Beach Tennis invadiu o interior do Brasil, que, é claro, deu um jeitinho de trazer para mais perto de todos a sensação de estar na praia. Segundo a Federação Internacional de Tênis, a ITF (sigla derivada da forma em inglês), o Brasil, atualmente, é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Afinal, o Beach Tennis é mais do que apenas um hobby, a modalidade passou a ser reconhecida pelo profissionalismo e pela prática do esporte em alta performance no Brasil. Além de receber os principais torneios, o país conta com atletas que já conseguiram feitos expressivos e que inclusive já são donos de muito prestígio com as grandes marcas.

De acordo com a Confederação Brasileira de Tênis, em 2021 havia mais de 400 mil praticantes de Beach Tennis no país. No ano passado, este número mais do que dobrou, registrando um crescimento de 175% e atingindo a marca de 1 milhão de pessoas. Outro dado que ilustra esta profissionalização está no ranking ITF. Na categoria masculina, dos 20 melhores colocados, seis são brasileiros. Já na feminina, este número é ainda maior, sendo oito representantes.

O Brasil também é a casa dos melhores jogadores do mundo. Os atuais número 1 da categoria masculina e feminina, o italiano Michelle Cappelletti e suas compatriotas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, moram em São Paulo. A estrutura oferecida e a quantidade de torneios importantes que são disputados aqui são fatores que justificam a vinda desses atletas.

O ESPORTE NO ESTADO DE MATO GROSSO

O esporte virou febre em todo o estado e as quadras se espalharam. Primavera do Leste é um belo exemplo disso, as quadras de areia estão por todos os lados, praças públicas e clubes aderiram a esta modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço.

Um dos primeiros espaços esportivos a abrir as postar para o Beach Tennis foi a Arena F5. Com quase três anos, o local é reconhecido em todo o estado de Mato Grosso e abriga a primeira escola mato-grossense da modalidade, o Bora Bora Beach Tennis.

Com cinco quadras de areia especialmente pensadas para o Beach Tennis, o local recebe, em 2023, mais uma etapa do Campeonato Estadual, a principal competição da modalidade no estado. Esta é a terceira vez que Primavera do Leste está na rota do torneio e tem como palco a Arena F5.

Este é o mais importante evento da modalidade do município, mas não é o único. Para incentivar cada vez os atletas na prática esportiva, a Arena F5 realiza torneios abertos durante todo o ano. Além de eventos especiais, como Dia das Mães, Festa Junina, Dias dos Pais, entre outros. Mais uma forma de trazer interação entre os atletas de toda a cidade e também de municípios vizinhos, que não perdem uma oportunidade de play.

E pelo segundo ano, a Arena F5 traz o Circuito F5, o torneio aberto que já caiu nas graças dos atletas locais e traz uma grande premiação no fim do ano. Divido em três etapas, o circuito ranqueia os principais atletas durante todo o ano. Ao final, em um evento de gala, os melhores de cada categoria recebem prêmios em dinheiro na festa Melhores do Ano.

E aí, já conhece a Arena F5?

A arena fica no complexo esportivo Espaço F5, na Avenida Dom Aquino, às margens da BR 070, sentido Barra do Garças. O local conta com Beach Bar, banheiros, vestiários, um amplo estacionamento e toda a infraestrutura necessária para proporcionar saúde e bem-estar aos clientes e esportistas de plantão. Saiba mais pelo telefone (66) 99251 3636 e pelas redes sociais da Arena F5.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]